Ter uma piscina em casa é sinônimo de lazer e descontração. E a temperatura dela? Está sempre agradável? Que tal uma água morna para relaxar?
É mais fácil do que parece ter um aquecimento solar para piscina que cabe no seu bolso. Entenda melhor como essa tecnologia funciona e o que é necessário para usufruir dela!
O que é o aquecimento solar para piscina
Primeiro, é preciso entender do que se trata. O aquecimento solar para piscina é feito por meio de placas instaladas ao ar livre que são alcançadas pela luz do sol.
Essas placas coletoras são feitas de polipropileno extrudado — um material de alta resistência — e fabricadas em cores escuras, para reter mais facilmente o calor.
O mais comum é instalá-las em telhados e lajes. Elas também podem ficar no chão ou em estruturas montadas para suportá-las, de preferência voltadas para o norte geográfico de maneira que captem melhor a radiação solar.
O coletor recebe a radiação solar e transfere esse calor a água da piscina. Quando o controlador digital verifica esse ganho de temperatura, aciona a Motobomba e quando a temperatura chega no programado a Motobomba é desligada. Esse controlador é um item essencial para o coletor solar.
Com os coletores solar , você terá a sua piscina aquecida na temperatura certa para o lazer!
Quais são as vantagens
- economia: a principal vantagem. Se você pensar que a energia que aquecerá a sua piscina virá do sol, isso significa gasto zero no processo. Claro que há o funcionamento da motobomba, mas se comparado com outros sistemas de aquecimento, ele tem o melhor custo-benefício;
- sustentabilidade: utiliza energia solar, que é limpa e renovável, e não deixa resíduos;
- fácil instalação: o equipamento é simples de ser instalado. No entanto, conte sempre com mão de obra especializada para garantir a durabilidade do seu aquecedor;
- baixa manutenção: tudo que você precisa fazer é limpar as placas com água, sabão neutro e uma vassoura de pelos a cada seis meses. É simples e você pode fazer sozinho ou recorrer a um piscineiro;
- versatilidade: pode ser utilizado em qualquer tipo de piscina: de vinil, alvenaria, fibra ou concreto. Serve para qualquer tamanho também. Apenas tome cuidado para usar a quantidade de placas adequada para cada tamanho e vazão de água.
Como fazer a manutenção de uma piscina aquecida
Observe se há vazamentos: eles podem ocorrer tanto na tubulação quanto nos painéis. Se houver, o reparo deve ser realizado apertando as conexões ou trocando, caso estejam desgastadas. Se a água não aquecer, pode ser algum problema na vazão ou obstrução na tubulação — nesse último caso, verifique tubos e conectores.
Uma dica é utilizar uma capa termica, que manterá a temperatura da piscina por mais tempo.
Caso o coletor não esteja no telhado, observe se existem árvores, plantas ou construções por perto que possam cobrir as placas ou fazer sombra. Lembre-se que elas precisam dos raios solares para funcionar.
Agora você já sabe como funciona esse sistema e como ele é prático, econômico e durável. O sol aquece as placas expostas, que, por sua vez, esquentam a água que circula pelos tubos e retornam para a piscina. Assim, a piscina fica quentinha, pronta para o banho. Aí é só aproveitar e chamar toda a família!
UTILIZE ATE 3 VEZES MAIS A SUA PISCINA COM SITEMA DE AQUECIMENTO SOLAR